Você quer fazer depilação a laser, mas ainda tem um monte de dúvidas? Relaxa que fizemos uma compilação com todas as perguntas que mais ouvimos ao longo dos anos trabalhando com laser.
“Hoje em dia os lasers mais utilizados para depilação são o de diodo e a luz intensa pulsada. O laser de diodo é uma luz concentrada trabalhando apenas em um comprimento de onda, específico no caso para o pigmento melanina. Já a luz intensa pulsada é uma luz difusa com vários comprimentos de onda, portanto tende a ser menos segura. Outra informação importante que você já deve ter escutado: “lightsheer dói”, sim tem um certo desconforto, mas quem aguenta depilação a cera tolera bem o lightsheer. Precisamos lembrar que os aparelhos que prometem depilação a laser sem dor, podem estar apenas inibindo o crescimento dos pelos e não exatamente carbonizando sua raiz! Pense nisso!
Não. Como foi dito anteriormente, o laser tem afinidade com a melanina do pelo, como o pelo branco não tem melanina ele não serve como condutor para laser, não cauterizando assim o bulbo.
Os pelos louros e finos são mais difíceis de serem eliminados por apresentarem menor concentração de melanina, mas se for o seu caso, não desista simplesmente. Faça antes uma avaliação.
Qualquer área onde se encontrem os pelos indesejados (buço, axila, auréola, nuca, virilha), exceto sobrancelhas.
A Versátil Laser utiliza o Lightsheer, que possui um sistema de resfriamento, promovendo segurança à aplicadora ao paciente ao dirigir a energia apenas à raiz do pêlo, protegendo os tecidos adjacentes. Funciona da seguinte maneira: O pigmento melanina absorve a luz de forma seletiva e a transforma em calor em milésimos de segundos, carbonizando o pelo, mas antes de passar esse calor à pele ao redor, ele se dissipa. O que orientamos é que a depilação a laser seja realizada por profissionais qualificados, que saibam regular o aparelho de forma adequada para evitar complicações.
Raspar com lâmina ou cortar com tesoura sim, mas cera, pinça ou linha não, pois arrancam a raiz e prejudicam o tratamento.
Não.Toda luz pode desbotar a tatuagem, então é aconselhável evitar o desenho da tatuagem.
Não! O lightsheer possui a ponteira resfriada o que torna a depilação mais confortável para a paciente, porém, tudo depende da sensibilidade de cada um. A quantidade de pelos e o diâmetro deles também influencia. A paciente com pelos grossos e escuros acaba sentindo mais dor, pois há mais melanina, ou seja, mais ‘alvo’ para o laser, mas por conseqüência acaba tendo um resultado melhor que a paciente com pelos finos e louros. Isso pode ser notado na mesma paciente, em áreas diferentes. Exemplo: na virilha e axila possuímos pelos mais grossos e escuros que no buço, certo? Acabamos muitas vezes precisando de menos sessões nessas áreas comparada ao buço.
O laser não tem efeito sistêmico, é só local, mas, por precaução as grávidas devem esperar o nascimento do bebê para iniciarem ou continuarem seu tratamento a laser. Outras contra-indicações são os casos em que os pacientes apresentam doenças dermatológicas fotorreativas.
Não. Os pelos não precisam estar grandes, pode-se raspar com lâmina (gillete), o que não se pode fazer é retirar a raiz do pelo (depilação com cera, pinça etc).
Você não deve se bronzear antes de depilar. Como já dissemos em resposta anterior, o alvo do laser é a melanina do pelo. Se a paciente estiver bronzeada corremos o risco do laser “parar” na melanina da pele e não atingir completamente a raiz, ainda causando queimadura na pele.
É preciso entender que o termo ‘depilação definitiva’ é muitas vezes aplicado de forma errônea. O ideal é chamarmos de depilação progressiva ou seja, com o laser de diodo (o lightsheer – aparelho que utilizamos na Versátil), conseguimos diminuir cerca de 90% dos pelos, dependendo do seu diâmetro, cor e do fototipo da paciente. Às vezes precisamos de sessões semestrais ou anuais de manutenção, mas vamos concordar que depilar uma vez ao ano é uma libertação feminina, certo? Para chegar a esse resultado são necessárias de 06 a 10 sessões em média, realizadas a cada 30 ou 45 dias.
O ideal é não estar bronzeada para as sessões, pois o alvo do laser é a melanina que se encontra na raiz do pelo. Se estamos com a pele bronzeada corremos o risco do laser ‘parar’ na melanina da pele e não atingir totalmente a raiz, ou seja, a pele pode sofrer uma queimadura e a sessão de depilação não terá sido tão eficaz. Se a paciente precisar se expor ao sol entre as sessões, é orientado a aplicação de protetor solar.
Não existe limite de idade para fazer depilação a laser. Recomenda-se apenas aguardar a puberdade, para que os pelos estejam definidos, ou seja, de adolescentes a senhoras, todos podem fazer.
Não. A luz do laser não tem nada a ver com a luz-ultravioleta que é a parte cancerígena do espectro da luz.
O laser é uma luz que age sobre a melanina – pigmento que dá cor ao pelo. Quando os pelos absorvem a luz, eles sofrem um aquecimento localizado que os danifica. Portanto, quanto mais escuros os pelos, melhores os resultados.
Todos os direitos reservados - Versátil Laser - 2016